Skip to main content

6 passos para aumentar a sua testosterona naturalmente

Depois de explicar um pouco sobre os motivos do declínio na virilidade e masculinidade dos homens estarem relacionados com a queda da testosterona, agora eu vou explicar COMO aumentar sua testosterona naturalmente.

Seguindo o protocolo que vou te mostrar logo a seguir, um grande amigo meu aumentou sua testosterona em 80%. Eu mesmo aumentei em 30% a minha produção de testosterona, comprovado laboratorialmente.

(A diferença entre eu e ele é que eu já seguia boa parte das recomendações desse texto, e por isso meu nível inicial de testosterona já era naturalmente maior do que o dele)

O aumento na produção do seu corpo vai depender de diversos fatores, por isso eu te dou uma recomendação: vá num endocrinologista e faça exames de sangue antes e depois desse experimento.

Aliás, gostaria de lembrar que eu não sou médico e o que eu vou ensinar aqui foi o que EU fiz para aumentar a minha testosterona naturalmente.

A informação dada aqui não deve, nunca, ser substituída por uma orientação especializada. Sempre consulte seu médico antes de mudar sua dieta ou rotina de exercícios.

A grande verdade é que para que esse aumento ocorra naturalmente, você vai ter que se comprometer no médio e longo prazo para uma mudança na sua dieta e no seu estilo de vida. Ou seja: você tem que se comprometer com a sua saúde e com o seu corpo.

Como você vai ver, o que eu fiz para aumentar naturalmente a minha produção de testosterona foram, em resumo, uma melhora na minha alimentação, nos meus exercícios e no meu sono. Foi basicamente isso.

Mas é óbvio: os detalhes são cruciais para uma melhora significativa no aumento da sua testosterona. E eu vou ensiná-los um a um para você neste artigo.

Um ótimo bônus é que as mudanças que eu vou recomendar aqui não vão apenas aumentar sua testosterona, como também vão melhorar sua saúde e bem-estar como um todo.

Saiba que tudo o que você fizer aqui não vão só beneficiar na produção da testosterona, como vão tornar você em uma pessoa com mais energia e disposição.

Preparado?

 

Aviso legal 

Repetindo: não sou médico e a informação que eu vou compartilhar a seguir não deve nunca substituir conselho especializado. Antes de fazer qualquer mudança na sua dieta, exercícios ou estilo de vida, consulte seu médico. Se você continuar lendo este artigo, isso quer dizer que você leu e concorda inteiramente com o nosso aviso legal (clique para lê-lo).

 

1º passo: Se alimente como homem

homem-de-verdade-dieta

O primeiro passo do protocolo é o mais básico: se alimentar como homem.

Nossa dieta desempenha um enorme papel na produção de testosterona. Nossas glândulas precisam de certos minerais – como o Zinco e o Magnésio – para que a produção da testosterona comece e as células de Leydig (que são células que ficam no nosso saco) precisam de colesterol para produzir a testosterona.

Alguns alimentos – como o brócolis, couve-flor e repolho – podem ajudar a impulsionar a produção da testo ao remover o estrogênio de nosso corpo (o estrogênio diminui a nossa testosterona)

A maior mudança que eu fiz na minha dieta foi suplementar com Zinco e Magnésio e aumentar a minha ingestão de colesterol.

Alguns estudos sugerem que um alto consumo de colesterol resulta num aumento dos níveis de testosterona e outros mostram que homens que tem uma dieta de baixa gordura tipicamente tem menores níveis de testosterona.

Então eu comecei a comer muito mais ovos do que eu comia normalmente. E comia o ovo completo, com gema e tudo.

Mas aí alguns podem questionar “o colesterol não faz mal pro coração?”. A resposta é muito longa para eu colocar aqui neste artigo, mas, em resumo, o colesterol não é o vilão que muitos gostam de pintar.

Recomendo que você leia este artigo do Mark Sisson (que infelizmente só tem em inglês) para entender melhor sobre o colesterol:

Como disse, para aumentar sua testosterona você tem que seguir um estilo de vida ‘rústico’. Imagine que você voltou algumas centenas de anos e os alimentos disponíveis são os mais naturais possíveis.

Esqueça das porcarias de refrigerantes, doces, McDonald’s, etc. Isso é merda e só causa mal para você e sua saúde, além de te deixar gordo, sem energia, sem vigor sexual e com baixa testosterona.

Essa é a dieta que vai te tornar um homem cada vez mais másculo e viril.

Café da manhã

Eu sou um cara muito atarefado, então não tenho muito tempo sobrando. E por quase sempre acordar com pressa, gosto de fazer uma vitamina rápida de manhã:

Uma banana + um abacate inteiro + uma maçã + sementes de girassol.

Eu bato umas 3 colheres de sementes de girassol no liquidificador, então adiciono todo o resto.

Por que esses alimentos em específico?

O abacate porque contém bastante gordura, e gordura boa: a monoinsaturada. Ela é ótima para a ajuda na produção da testosterona. Além de que o abacate contém bastante magnésio, que também ajuda na produção da testosterona. E um bônus: pesquisas mostram que quem come abacate tende a comer menos açúcar.

A semente de girassol contém também muito magnésio.

Já a banana e a maçã, eu coloco mais pelo sabor. E também porque preciso de um pico na insulina pra ir treinar na academia logo em seguida.

Almoço

Carne vermelha para aumentar a testosterona

Geralmente eu almoço bem cedo, logo depois de ir pra academia (por volta das 11:30) e por tomar só aquela vitamina de manhã, eu tô MORRENDO de fome a essa hora.

Então é hora de comer como um ogro os alimentos que dão um boost na testosterona.

Carne vermelha: é a carne que mais ajuda na produção da testosterona. Além do que, é a segunda que mais contém Zinco (a primeira é a ostra.. mas ela é um tanto cara). Em geral, como alcatra, contra-filé, patinho + acém para fazer uma carne moída, etc.

Essas são ótimas carnes e não são muito caras, e elas também auxiliam no crescimento muscular, devido à quantidade de proteínas. E quanto mais músculos, mais testosterona.

Carne vermelha é o alimento ideal que nunca deve faltar nas suas grandes refeições.

Bacon / ovos: dependendo do meu humor e fome, eu adiciono uns ovos inteiros e bacon no prato. Ótimas fontes de gordura.

Brócolis / couve-flor / repolho / espinafre: como já disse, os 3 primeiros são alimentos que DIMINUEM o poder do estrogênio sobre o seu corpo. Como o estrogênio é o antagonista (“inimigo”) da testosterona, quanto menos dele você tiver mais testo disponível vai ter no seu corpo.

Já o espinafre, contém Zinco e Magnésio e, se bem feito, fica muito gostoso.

Azeite de oliva: gosto de usar tanto em saladas quanto para bezuntar pizzas. Um estudo sugere que o azeite de oliva ajuda as suas células Leydig (a célula do saco que produz testosterona) a absorver melhor o colesterol.

Arroz / feijão: eu não ligo tanto para arroz e feijão, em geral coloco apenas uma colher de arroz e duas de feijão no prato. Se você não consegue viver sem, ou diminuir a quantidade dos dois para comer mais dos outros alimentos, recomendo que pelo menos troque o arroz branco pelo integral. De qualquer forma, se você quer realmente ter uma mudança nos seus níveis de testosterona, eu recomendo que deixe de ser fresco e siga as instruções corretamente.

Isso é basicamente o que eu como nos meus cafés-da-manhã e almoços.

É claro que tem dias que eu acabo comendo um frango ou um peixe, que eu prefiro comer um pão com presunto e queijo no café-da-manhã, ou então um omelete com bacon, ou qualquer outro alimento.

E eu não me privo 100% dessas vontades, às vezes eu como algo diferente, mas em geral não.

Quanto mais eu me mantenho dentro da dieta original, mais eu sinto os efeitos positivos de uma ótima produção de testosterona (aumento dos pesos na academia, mais energia sexual, menos gordura, etc).

 

Lanche da tarde

Nozes como fonte de gordura boa_opt

Ao longo do dia eu mal sinto fome quando faço um almoço decente. Mas quando bate uma fome eu como alimentos que são ricos em gordura boa e com o menos de açúcar possível.

Amendoim, castanha-do-pará, amêndoas, ou seja, nozes em geral, sempre estão por perto pra quando eu tenho fome.

De vez em quando como um chocolate com bastante cacau (+70%), mas é raro.

Um benefício bônus de comer muita proteína e gordura e poucos carboidratos é que isso vai auxiliar drasticamente na perda da sua gordura corporal.

Estudos mostram que dietas com altos níveis de gordura contribuem para uma maior perda de peso. E como já discutido no outro artigo, menos gordura significa mais produção de testosterona.

Você já percebeu que tudo está se encaixando.

 

Jantar

Eu não costumo ter um cardápio muito rígido no jantar. Por costumar sempre comer com amigos ou família, não dá pra selecionar muito o que vou comer.

Então eu me concentro apenas em não comer porcarias. Se o jantar é uma macarronada, eu foco na carne moída que tem no molho e como um pouco de macarrão.

Se vai ter pizza, eu como poucos pedaços e bezunto de azeite de oliva (se você não gosta do sabor, você pode tomar algumas cápsulas por dia). Se o jantar é numa churrascaria, eu só saio de lá quando não conseguir mais andar.

 

 

Antes de dormir

Bacon e ovos ajudam a aumentar a testosterona

Gosto de comer no mínimo 4 ovos por dia, por conta do colesterol. Então, se eu não comi nenhum ovo durante o  dia, é aqui que eu encaixo eles na minha dieta.

Às vezes faço com bacon, às vezes como com um pouco de batata frita, às vezes faço um omelete, às vezes faço mexido, ou apenas cozido.. eu realmente gosto de ovo.

Pra variar no sabor, eu brinco com diversos temperos (salsa, orégano, açafrão, pimentas) ou queijos (parmesão, mussarela, etc).

Teste e descubra o que mais te agrada.

 

E quanto aos carboidratos? E quando vou poder comer porcarias? E o álcool?

O meu foco é sempre em comer os meus carboidratos do dia vindos de vegetais ou das frutas que eu como de manhã. Tento ao máximo evitar açúcar, fast-food, alimentos pré-prontos e gorduras ruins (gordura trans e óleos de cozinha em geral).

Eu também gosto de um Burguer King de vez em quando, de comer uma porcaria borrachuda de uma lasanha de microondas quando tô com preguiça, mas, como disse: evito ao máximo.

Se posso, eu me alimento bem. E a verdade é que quando eu tenho foco, eu SEMPRE consigo me alimentar bem.

E quando eu saio com amigos pra bares e baladas?

Quando quero encher a cara nos finais de semana, prefiro destilado à cerveja por diversos motivos:

  • alguns estudos mostram que a cerveja pode diminuir a produção de testosterona;
  • eu não ligo tanto pro sabor da maioria das cervejas;
  • a cerveja é extremamente calórica, o que atrapalha minha dieta;
  • se eu quero ficar bêbado, cerveja nenhuma consegue atingir o objetivo: então pra que tomar 2 litros de cerveja e ficar meio alto se eu posso atingir o mesmo objetivo com 200ml de vodka? Gasto menos e ainda engordo menos.

Eu sinceramente não vejo muito motivo pra tomar cerveja se não for pra ficar alterado ou bêbado. Então se eu quero ficar tranquilo, tomo uma ou duas doses de cachaça. Se eu quero ficar doido, encho muito mais a cara. Depois disso eu tomo uma ou outra cerveja de leve pra manter o meu nível alcoólico.

Dito tudo isto, é óbvio que você não precisa seguir exatamente a minha dieta.

O que eu apresentei aqui deve ser visto como uma base pra você montar a sua própria alimentação.

Um resumo de como é a minha dieta pra manter minha testosterona em alta é:

  • Me esbaldo de carne vermelha;
  • Como bastante gordura de diversas fontes saudáveis (nozes, amendoim, carnes, ovos, azeite);
  • Não me preocupo com a ingestão de colesterol; ao contrário, me forço a comer ao menos 4 ovos ao dia;
  • Coloco pelo menos metade do prato de vegetais que propiciam uma ajuda na produção da testosterona (brócolis, couve-flor, repolho)
  • Bebo ao menos dois litros de água ao dia e não tomo refrigerantes.

 

2º passo: Suplemente da forma correta

suplementação-correta-para-aumento-de-testosterona

Antes de mais nada: quase todos os suplementos que prometem um aumento na sua testosterona não funcionam.

Todos esses “testo boosters” ou “estimulante natural da testosterona”, sublinguais, etc, são uma farsa. Não há comprovação científica de que nenhum deles cumpra o que prometem.

Assim como boa parte dos suplementos em geral, quem compra esse tipo de suplemento só está queimando seu dinheiro e fazendo a indústria dos suplementos lucrar em cima deles.

Uma segunda coisa muito importante: se a sua alimentação for uma merda, se a sua rotina de exercícios for ridícula e se você não dorme direito, não há suplemento que faça que sua produção de testosterona atinja um nível ótimo.

Dito isto, existem alguns poucos suplementos que ajudam a aumentar a produção de testosterona. Comprovados cientificamente.


 

Vitamina D3
vitamina-d3-pra-aumento-de-testosterona
O nosso corpo pode produzir naturalmente essa vitamina ao expormos nossa pele ao sol, mas estudos recentes mostram que praticamente todos, hoje em dia, têm deficiência em Vitamina D3 porque não passamos tempo suficiente fora de casa ou do escritório. E quando saímos pra praia, por exemplo, passamos protetor solar que corta a produção da vitamina. Se você não toma sol direito, você tem deficiência de vitamina D3.
Estudos mostram que homens que tomam esse suplemento veem um aumento na produção de testosterona.
É importante notar que estima-se que um terço dos homens brasileiros tem deficiência de Vitamina D3.


 

Ômega-3Omega 3 para aumentar testosterona

Estudos mostram que o óleo de peixe causa o aumento do hormônio luteinizante, que estimula as células Leydig a produzirem testosterona.
E essa é uma ótima gordura para você adicionar à sua dieta. Se você não come peixes frequentemente, talvez seja uma boa ideia suplementar com um suplemento de Ômega 3.

 


 

ZMA
ZMA para aumento da testosterona
O ZMA nada mais é do que a junção do Zinco, do Magnésio e de Vitamina B6. Eu gosto de tomar o ZMA antes de dormir, porque o Magnésio faz com que eu tenha um sono melhor (dizem ser um bom relaxador muscular).
Se você não tiver se alimentando direito, com alimentos ricos nesses minerais, talvez você tenha deficiência em algum deles.
Ah! E um bônus da suplementação de Zinco é que ele faz com que suas ejaculações fiquem muito maiores.. sim, quando eu suplemento com 25mg de zinco quatro ou cinco noites seguidas, eu sempre gozo muito mais do que gozava normalmente. E já fui elogiado algumas vezes por isso.


 

Whey Protein + Creatina
Esse são dois suplementos que não são diretamente ligados à produção de testosterona. Mas como eu costumo suplementar com eles, resolvi colocar aqui na lista.

Tomo apenas UM scoop de Whey no pós-treino da academia e de vez em quando! Lembre-se: o mais importante é que a sua dieta contemple uma quantidade ideal de proteína.

E tomo uma colher de chá de creatina todos os dias.

A creatina é o único suplemento protéico que tem comprovação científica no aumento da massa muscular.

Repetindo: a Whey eu tomo apenas para completar a minha quantidade de proteína do dia, de vez em quando.

E os suplementos naturais? Tipo ginseng, Tribulus, Maca Peruana, Arginina, etc?

 

Existem dezenas (talvez centenas) de suplementos naturais que prometem o aumento da testosterona. Em toda farmácia, toda loja de suplemento, todo site de putaria, está recheado desses tipos de suplementos.

Eles funcionam? Bem, pelas minhas pesquisas nenhum consegue aumentar a testosterona de fato.

Eu já testei diversos, mas infelizmente nunca fiz os exames médicos para comprovar a eficácia/ineficácia deles.

Estudos científicos mostram que nenhum deles funcionam com seres humanos. Em contrapartida, a maioria das propagandas que dizem que eles tem comprovação laboratorial só esquecem de nos dizer que os exames são feitos em ratos e que os resultados não se repetem com humanos.

Porém eles influenciam e muito no desejo sexual.

Maca peruana aumenta a libido drasticamente
Maca Peruana

A Maca Peruana, por exemplo, é um ótimo suplemento para aumentar o desejo sexual, mas não há efeitos diretos na produção da testosterona. Sempre que eu tomo uma colher de chá por 4 ou 6 dias seguidos eu fico alucinado pensando em sexo 24 horas por dia. E não é o pensamento normal de qualquer homem do tipo “porra, que mulher gostosa, que vontade de comer ela”. Não, a vontade sexual que a Maca me dá é do tipo “PRECISO comer uma mina AGORA” e isso mesmo que eu esteja lendo uma notícia sobre a alta do dólar.

Outro suplemento que costumam dizer aumentar a testosterona é o Tribulus Terrestris. A afirmação de aumento de testosterona, de acordo com as minhas pesquisas, é falsa. Mas o Tribulus aumenta muito meu desejo sexual. O Tribulus parece demorar alguns dias a mais mais pra fazer efeito quando comparado à Maca, e tem um efeito mais controlado. Eu não fico sendo invadido com pensamentos sexuais o tempo todo, porém me excito muito mais rapidamente quando estou com alguma garota. Só de dar alguns beijos já quero logo levá-la pra cama.

Há quem diga a Arginina aumente a testosterona, mas nenhum estudo que eu encontrei diz que isso é verdade. O que pode causar confusão é que a Arginina é um vaso-dilatador, o que pode melhorar a qualidade da ereção peniana, então as pessoas acabam se confundindo com os efeitos.

Em resumo, acho que você deve fazer os seus próprios testes. Tenho amigos que não sentiram efeito nenhum ao tomar um desses suplementos listados mas se sentiram muito bem com outros. Cada corpo é um corpo.

 

3º passo: Se exercite.

Arnold puxando empurrando levantando e abaixando pesos

Existem dois mecanismos pelos quais os exercícios impulsionam o aumento da testosterona. O primeiro mecanismo funciona de forma bem simples: quanto mais músculos alguém tem, mais calorias ele consome naturalmente; quanto mais calorias ele consome, mais magro ela ficará; e quanto menos gordura ele tem, mais testosterona produzirá, já que a gordura dificulta a sua produção.

O segundo mecanismo é o próprio exercício: existem treinos específicos que produzem mais testosterona do que treinos normais. E se você não está seguindo um treino de musculação, você tem que parar de frescura e ir pra academia.

Puxe ferro / Levante peso.

Se você quer aumentar sua testosterona você tem que levantar peso. Você tem que ir pra academia e puxar, empurrar, levantar e abaixar as barras de ferro.

A musculação é o um dos três pilares pelo qual um homem pode aumentar sua beleza e o seu valor no mercado sexual.

Se você quer ser um homem de verdade, quer ser um novo homem, você tem que ir pra academia.

Se você quer comer uma mulher gostosa, você tem que ter um corpo decente. Se você é gordo ou magricelo, como pode esperar querer comer aquela deliciosa que se preocupa com o corpo?

Então pare de frescura e vá pra academia. As mulheres vão te desejar mais e o seu corpo vai produzir a tão desejada testosterona.

Alguns pontos importantes sobre a musculação:

  • Use exercícios compostos:
    Agachamento, levantamento terra e supine devem estar sempre nos seus regimes de treinamento. Exercícios compostos, que trabalham os músculos ‘grandes, estão associados com uma mais alta produção de testosterona.
  • Não deixe o seu treino muito volumoso:
    As suas séries devem ter entre 8 e 12 repetições e você nunca deve fazer mais do que 15 séries em um treino. Por mais que muitos sugiram fazer o contrário, se você fizer um treino muito volumoso e muitas vezes na semana, existe uma grande possibilidade de você entrar em “overtrainning”, ou sobre-treinamento. Em resumo, quando você treina seu corpo entra em um estado de inflamação; quanto mais volume, mais inflamado estará. E isso não é bom pra sua testosterona. Caso tenha necessidade, um suplemento de Vitamina C é uma boa pedida contra essas inflamações.
  • Falhe em todos os exercícios:
    Preste atenção que não é pra falhar em todas séries, mas em todos exercícios. Na realidade, falhar em todas series pode até ser contraprodutivo. E, é óbvio, nunca chegue à falha muscular no supino, ou qualquer outro exercício que possa te causar problemas. Se possível, tenha sempre alguém para te ajudar na execução dos exercícios.

Descanse direito!

Por mais que você tenha vontade de ficar grande rapidamente, dê tempo ao tempo. Crescimento muscular é algo que se cultiva com o tempo.

Ao menos dois dias na semana, no mínimo, e preferencialmente três ou quatro dias, você não deve fazer nenhum exercício de alta intensidade.

Estudos mostram que quem treina demais acabam tendo uma drástica diminuição na testosterona. Pense num maratonista, que treina todos os dias: você gostaria de ter o corpo magricelo igual ao dele? Se não, então não treine como ele treina.

Caminhadas, corridas leves, bike, etc, não são considerados exercícios de alta intensidade. Na verdade, é ótimo pra sua saúde se você se movimentar mais do que está acostumado.

4º passo: Durma mais e melhor.

Durma mais e melhor para seu corpo produzir mais testosterona

Se você não está dormindo ao menos 7 horas ao dia, você está minando a sua produção de testosterona.

O nosso corpo produz praticamente toda sua testosterona durante o sono.

Essa alta produção é um dos motivos pelos quais nós acordamos de pau duro (se você não acorda de pau duro regularmente, é possível que tenha baixos níveis de testosterona).

Então, se você não dormir bem e suficiente, o seu corpo não consegue produzir testosterona tão eficientemente e efetivamente. Em um estudo, pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que jovens que dormiram por menos de 5 horas durante uma semana tiveram uma queda de produção de testosterona entre 10 e 15%.

O sono não apenas aumenta a testo, como ele também ajuda a manter o cortisol em baixos níveis.

O cortisol é um hormônio que é liberado em períodos de estresse e é conhecido por cortar os efeitos da testosterona quando em altos níveis no sangue.

Para ter uma boa qualidade de sono, existem certas medidas que você deve tomar:

  1. Não ingira nada que contenha cafeína até 8 horas antes de dormir (tipicamente, não tome nada com cafeína depois das 16h)
  2. Durma em um ambiente totalmente escuro e evite “luzes azuis” uma hora antes de dormir. As luzes azuis são emitidas pela tela do celular, do notebook, da TV de LED. Quando exposto a essa luz antes de dormir, o corpo produz menos Melatonina, um antioxidante potente e um relaxador muito eficaz para uma ótima noite de sono. Ao invés de ficar no seu celular, leia um livro.
  3. Faça uma pequena sessão de relaxamento na cama. Respire e expire calmamente, relaxando todos seus músculos. Assim, seu corpo não ficará tenso durante o sono e até seu maxilar ficará mais relaxado. O Magnésio também ajuda a relaxar todos os músculos do corpo se tomado antes de dormir. Também pode-se tomar um banho morno, caso isso o relaxe.

Quando tomo essas medidas, eu costumo ter sonhos muito vívidos e às vezes acordo até antes do despertador tocar. Uma boa noite de sono vai mudar sua qualidade de vida.

5º passo: Relaxe.

 

Quando a gente se estressa, as nossas glândulas adrenais liberam o cortisol para preparar nosso corpo para lidar com uma situação de stress – que é a resposta instintiva de “lutar ou fugir”.

Em pequenas doses, o cortisol não causa problemas e pode ser até útil, mas altos níveis de cortisol por longos períodos de tempo podem causar sérios danos ao nosso corpo e à nossa mente.

Inúmeros estudos mostram uma relação entre cortisol e testosterona: quando o nível de cortisol está alto, o nível de testosterona está baixo; quando o nível de testosterona está alto, o nível de cortisol está baixo.

Em resumo, evite o stress. Evite situações desagradáveis. Faça uma sessão de meditação.

Você também pode praticar meditação, exercícios de respiração, desligar o celular e deixar de conferir o seu e-mail o tempo todo, mudar a rotina do seu trabalho, anotar todos os seus compromissos em uma agenda para deixar sua mente livre o resto do tempo, etc.

6º passo: Faça mais sexo.

Fazer mais sexo aumenta sua testosterona

A testosterona é a variável mais importante que dita o comportamento do nosso desejo sexual. Quanto mais testosterona uma pessoa tiver, mais vontade e mais tesão ela terá.

E essa é uma via de duas mãos: quanto mais um homem faz sexo, mais testosterona ele produz. Quanto mais testosterona ele produz, mais sexo ele faz… mais uma vez, aquele círculo virtuoso que já comentei.

Mas que fique claro que a testosterona só aumenta quando é feito sexo com uma mulher. A masturbação causa um impedimento no aumento da testosterona.

A razão disso é que, por algum motivo ainda não descoberto, a relação sexual entre duas pessoas libera certos hormônios que criam uma ligação emocional entre essas duas pessoas.

É fácil perceber isso porque no pós sexo sempre a garota se abre muito mais profundamente do que se abria antes do sexo.

É nessa hora que ela relaxa e começa a ser “ela mesma”, mesmo que nada tenha mudado, além do sexo ter acontecido. Talvez a ação desses hormônios seja imediata e por isso vemos essa mudança repentina de comportamento.

Concluindo

 

Para aumentar a minha testosterona em 30% eu segui esses 6 passos. E é exatamente isso que o meu amigo que falei no começo do texto fez para aumentá-la em 80%.

A diferença básica entre eu e ele é que eu já seguia uma rotina mais ou menos parecida com a que eu coloquei aqui no protocolo, então a minha testosterona já tinha níveis mais altos do que os dele desde o ínicio.

Não usei nenhum tipo de gel, creme, injeção. Não utilizei nada de ilegal ou imoral. Só melhorei meus hábitos e tomei alguns poucos suplementos.

Esse é um estilo de vida que continuarei a seguir para sempre.

Não apenas aumentou minha testosterona como melhorou minha qualidade de vida, meu sono, minha energia durante o dia todo, minha disposição e minha motivação para vencer.

Eu gostaria apenas de tocar em alguns pontos finais:

– É extremamente importante que você se consulte com seu médico antes de seguir este protocolo. Existem homens que simplesmente não produzem testosterona naturalmente, e precisam ser medicados de acordo.

– A testosterona é um hormônio que cai de produção conforme o homem envelhece. Mas isso, aparentemente não é natural. Um recente estudo sugere que essa queda da produção da testosterona pode ser evitada: se você mantiver um estilo de vida saudável, seus níveis de testosterona se manterão em um patamar saudável. É possível que essa queda com a idade tenha mais a ver com o estilo de vida do que com a natureza: quando as pessoas ficam mais velhas, em geral elas deixam de cuidar do seu corpo.

Por fim, esses artigos em que eu cito diversas mudanças de comportamento sempre trazem diversos questionamentos do tipo “Posso deixar de fazer Z?” ou “Posso substituir A por B?” ou então “E se eu não conseguir fazer Y?”.

Bem, aí fica a seu critério. Se você não conseguir seguir 100% ao protocolo, não há o que eu possa dizer que vá mudar isso. Não há estudos que digam exatamente o que irá acontecer se você só fizer A, B, Z ou Y e nem eu saberia dizer.

Isso é o que eu fiz para aumentar o meu nível de testosterona e isso é o que muitos que conheço também fizeram para melhorar de vida.

Se você realmente não puder fazer um ou outro, faça todo o resto que você conseguir. Incorpore o máximo de recomendações e faça os testes, medindo seus resultados.

 

 

 

Referências:

Pesquisas mostram que quem come abacate tende a comer menos açúcar.

Estudo sobre um composto do brócolis que diminui o efeito do estrogênio no corpo.

Estudos sobre o efeito do zinco e do magnésio na produção de testosterona.

Um estudo sugere que o azeite de oliva ajuda as suas células Leydig (a célula do saco que produz testosterona) a absorver melhor o colesterol.

Estudos mostram que homens que suplementam com Vitamina D3 veem um aumento na produção de testosterona.

Estudos mostram que o óleo de peixe causa o aumento do hormônio luteinizante, que estimula as células Leydig a produzirem testosterona.

Exercícios compostos, que trabalham os músculos ‘grandes, estão associados com uma mais alta produção de testosterona.

Estudos mostram que quem treina demais acabam tendo uma drástica diminuição na testosterona.

Alguns estudos sugerem que um alto consumo de colesterol resulta num aumento dos níveis de testosterona e outros mostram que homens que tem uma dieta de baixa gordura tipicamente tem menores níveis de testosterona.

Um recente estudo sugere que a queda da produção da testosterona ao longo dos anos pode ser evitada.

42 comentários em “6 passos para aumentar a sua testosterona naturalmente

  1. Obrigado pelas referências científicas no final do texto! Ajudam a dar ainda mais credibilidade ao que você diz.

    Eu já tinha lido sobre a ingestão de gorduras e a produção de testosterona e posso afirmar que sempre que quando boa parte da minha ingestão calórica é originada de gordura (40%+) eu sinto um aumento enorme nos meus níveis de energia durante todo o dia e uma diferença notável na minha libido e disposição sexual.

    Vou começar a comer mais ovos para ver os efeitos.

  2. Excelente a matéria. São 6 passos que devem ser considerados de igual importancia pois se completam. Estou negligente no relaxamento e na suplementação. Tenho 42 e estou aguardando resultados do checkup de rotina, ótima hora pra colocar em prática as dicas que passou nesse texto. Valeu. Abraço.

  3. De acordo com todas as minhas pesquisas tudo o que está escrito aqui tem respaldo científico.

    Parabéns pela ótima matéria.

  4. E quanto as bebidas alcoólicas.
    Posso beber cerveja por exemplo todo sábado e seguindo seu manual , ficar grande, aumentar minha massa corporal ?

    1. Leonardo, se você seguir todo o resto da dieta, duvido muito que algumas cervejas no sábado vão atrapalhar no seu crescimento.

  5. Ótimo artigo! Eu comecei a seguir uma dieta muito parecida há um ano.. desde então estou me sentindo muito bem, todos os dias.

    1. Muito bom saber, Denver. Também tenho mais energia sempre que sigo essa dieta à risca.

  6. Valeu pelo texto! Já comecei a seguir tudo. Eu já tomava a maca e ela realmente ajuda a aumentar a testosterona

    1. Obrigado pelo comentário, Bruno! Só fica atento que a Maca não faz aumentar a testo.. ela só ajuda na ativação sexual. Abraço

  7. eu tomo a maca peruana q vc recomendou e parece que voltei a ter 15 anos.. é absurdo o poder desse negócio

    1. Hahahaha exatamente, Roberto! A Maca faz aumentar demais o desejo sexual

  8. Olá. Será que vc poderia indicar qual Maca Peruana comprar? Existem tantas marcas e dosagens diferente. Eu nao sei nem qual escolher. poderia ajudar? qual marca vc usa e qual dosagem? valeu

    1. Luiz, eu uso a Maca da marca Jasmine (clique aqui). Mas acredito que qualquer Maca de marca conhecida seja de boa qualidade. Eu tomo uma colher de sopa bem rasa por dia.

  9. Eu comprei essa maca da jasmine faz 3 semanas e tô sentindo o efeito desde a primeira semana. Sensacional, valeu pela dica.

    1. Eu gosto muito do HIIT e quando eu treinava frequentemente tive a minha melhor condição física. Recomendo fortemente.

      Já a calistenia eu nunca pesquisei muito bem e não tenho experiência pessoal, então não posso comentar.

  10. Denis vc bate as sementes de girassol com o que alem das frutas no café da manhã?

    1. José, depende do meu humor. As vezes bato só com as frutas, as vezes com fruta e aveia e as vezes nem coloco.

  11. A Maca realmente é milagrosa! É o melhor ativador sexual que já usei. Minha namorada que agradeçe hahahaha

    1. A Maca Peruana é a que mais dá resultados pra mim também.

  12. Achei muito bom, menos a parte da carne vermelha, pois faz 9 meses que não consumo, e só vi minha energia aumentar, além de melhorar meu bem estar e saúde, por isso sou contra comer carne vermelha, de todo tipo de animal, já foram feitos vários estudos,, carne vermelha, principalmente bovina, causa câncer no estômago, no intestino, no pâncreas, e em outros locais do corpo, além de causar mau ao coração. Por isso, fico longe, desse tipo de carne. Ainda consumo aves, e peixe, e não sinto falta nenhuma nem física/energética, como mentalmente.

    Um dos alimentos que consumo, e faz muito bem, por ter muitas gorduras e colesterol é a manteiga de vaca, não margarina que é um veneno. Outro alimento recomendável, que faz muito bem pró seu corpo no geral, e era altamente consumido pelos antigos egípcios, e restaura totalmente a flora intestinal é o mel de abelhas. Procure tomar no café, suco, vitaminas no local de açúcar e adoçantes artificiais, você notará uma mudança muito positiva, e evite o máximo adoçantes artificiais, pois muitos estudos indicam que causa diabetes, pois destrói a flora intestinal, e um estudo mais antigo da década de 60/70 da França, mostrou que as margarinas vegetais, essas que tem tanto a venda no supermercado, causam diabetes e causam problemas no coração,. Outro alimento rico em minerais, vitaminas, é a carne do Côco, ele é um dos melhores alimentos do mundo. Pesquise no YouTube sobre Dr, Lair Ribeiro, ele fala sobre alimentos bons a saúde.

    Outro suplemento que é escasso, na população mundial é o cobre, e causa muitos danos a falta dele. O ideal é usar um bracelete de cobre, pode ser encontrado a 25 a 100 reais, nas lojas online. Mas cuidado na hora de usar, tem que ver qual dos braços, pode ser usado , pois pode causar dores pelo corpo e falta de energia se usado no lado errado. Não sei porque isso ocorre, mas é o que faz, e alguns médicos acham que é alergia, mas é só trocar o lado do corpo que as dores, mau estar passa. Não sei cientificamente porque isso ocorre, mas nas linhas espirituaisisticas, fala se dá polaridade do corpo, que um lado é “negativo” e outro “positivo”, e que o cobre faz algo energeticamente, e se colocado do lado errado causa esse maus estares. Saindo desse lado místico, é só ver qual lado você sente bem, no meu caso o braço direito, me fz ter fortes dores pelo corpo, e ansiedades isso em momentos após usar nele, após trocar de braço, no caso esquerdo, passou e só senti benefícios. Claro que isso pode ser , loucura, mas ocorreu com alguns dos meus amigos, uns até acharam estranho, mas foi isso.

    E o magnésio, e bom usar o Magnésio P.A,(puro para análise), pois é o que está com todos os minerais, e livre de toxinas que o magnésio comum vendido nas farmácias.

    De toda forma, agradeço seu empenho no seu site, pois me vem ajudando e muito sobre relacionamentos, que acabei de sair de um, que era total problemas, dramas, e loucuras emocionais, sem sussego, pois era semanal. E depois de 2 anos de torturas, acabou, e acredito que não tenha mais volta. Depois de tanta humilhação, xingamentos, e manipulação, acredito que agora me tornei um novo homem, livre das manipulações maquiavélicas da mulher moderna.

    Muito obrigado e continue firme na sua missão, pois algo maior deve está lhe guiando, pois revelar tais segredos, não vem sem ajuda de uma força maior.

    Abraço

    1. Muito obrigado pelas adições, Emanuel.

      Sobre a carne, eu acredito que cada um tem que testar o seu próprio corpo. Sem carne vermelha eu me sinto fraco e desmotivado, e já tentei algumas vezes ficar sem ela (ou outras carnes). Já se pra você o contrário é verdade, faça o contrário do que eu faço.

      Sobre o cobre, também achei loucura hahaha. Mas cada experiência é uma experiência.

      Fico feliz em poder ajudar! E sempre que quiser adicionar algo nos comentários, fique à vontade.

      1. Concordo com muita coisa mas a parte que VC dis que sexo só com garotas não concordo e a sua tese que masturbaçao impede o aumento da testosterona não se sustenta porque pro organismo tanto faz se vc se satisfaz sozinho ou com uma parceira isso diz em todos os sites que ensinam como aumentar a testosterona naturalmente VC poderia me dizer com chegou a essa conclusão?

        1. Existe sim uma diferença enorme entre a masturbação e o sexo. Procure sobre saber melhor sobre a liberação da oxitocina durante o sexo, apenas para começar.

        2. Acontece jovem que é um habito, entenda uma coisa, tu quer fazer sexo e ai toda vez que vc nao consegue vc bate uma, você condiciona o seu cérebro a toda vez que tu nao consegue fazer sexo a tocar uma!
          Acontece que masturbação esta ligado a uma serie de sintomas, como transtorno de deft de atenção,depressão, e uma pancada de coisas!
          Um das primeiras grandes necessidades do ser humano é a necessidade de reprodução e de socialização, 70% do nosso cérebro é constituído por neurônios espelhos.Quando você suprimi essa necessidade de socialização e reprodução com masturbação o perigo aparece.
          Outro ponto geralmente associamos com a masturbação a pornografia, e isso faz vc virar um gayzinho! Sabe aquela ideia, cerveja,mulher,futebol, entao outra ancoragem que faz vc associar beber cerveja com mulherão, ou assistir futebol com cerveja! Na pornografia temos um penis com um rosto de mulher bem bonita ne?Pois é….!
          Sem contar que o sexo é um exercício físico que libera muito mais substancia que oxitocina e o que o Denis falou é o seguinte ” Procure sobre saber melhor sobre a liberação da oxitocina durante o sexo, ” e nao durante a masturbação!
          Masturbação estressa dentro de um quarto sozinho com um porno na frente.
          http://yourbrainonporn.com/
          Comece lendo por aqui…. vai ver como é assustador!

          1. Marcelo, muito obrigado pela resposta. E é basicamente isso mesmo.

            Quanto à liberação de oxitocina, todos os sites que falam sobre o “benefício” da oxitocina na masturbação, nenhum dele faz a comparação da quantidade de oxitocina que é liberada durante o sexo. Até um toque na pele pode liberar oxitocina; até olhar no olho libera oxitocina; o problema, aqui, é a quantidade.

          2. Poxa Denis eu que agradeço por ter sido util!
            Sim nenhum tem essa comparação! Infelizmente!

  13. Fui no nutricionista e ela me recomendou leite desnatado na dieta pois contem bons índices de proteína e carboidrato e baixa gordura e auxilia na massa muscular, isso procede??

  14. Jejum intermitente também ajuda a aumentar a testo!Claro tem que ter uma alimentação de verdade como tu diz acima!

  15. Comprei maca em loja de produtos naturais. Tomei por uns dias.
    Vontade de sexo inexistiu.

    Parei de tomar e parti pra academia. Sexo melhorou muito.

    Nesse sentido, aproveito para destacar também a importância dos exercícios do kegel, que também deram resultados.

    1. Tiago, depende muito também da marca da Maca. Eu usei algumas e achei uma porcaria, mas essa que está no link do artigo é muito boa e dá resultados.

Comentários fechados.