Skip to main content

O homem alfa e o homem beta – como distinguí-los

Uma das maiores discussões que existe quando se fala em poder masculino é sobre o que é ser alfa. Eu, você, e todos à nossa volta, a nível límbico, sabemos o que é ser alfa. Mas dificilmente conseguiríamos explicar em poucas palavras o que significa ser alfa. Já a explicação para o que é um homem beta é muito mais simples e intuitiva.

Como eu não tenho frescuras, vamos começar pelo mais difícil. Neste artigo eu vou explicar a diferença entre os dois tipos de homens dentro do contexto da estratégia sexual e suas implicações. Este texto tratará da essência básica do que é o Alfa e do que é o Beta, conceitos estes que irão permear todas as nossas discussões a partir de agora. Não irei me aprofundar muito em cada um, pois eles serão alvo de aritgos individuais.

Antes de mais nada tenho que salientar que os conceitos de Alfa e Beta discutidos aqui são apenas trabalhados dentro do contexto e implicações da estratégia sexual. Apesar de suas diferentes atitudes terem resultados diversos em outros ambientes (no trabalho, com a família, entre amigos, etc), nós iremos nos focar na questão da sexualidade entre gêneros.

Outro fator importante é que tento não fazer um julgamento qualitativo de nenhuma das duas características. Tanto o Alfa como o Beta nada mais são do que duas atitudes que obtém resultados diferentes no curto, médio e longo prazo em relação às mulheres.

Ademais, ninguém é Alfa o tempo todo ou Beta o tempo todo. Alguns Betas às vezes tem lapsos de Alfa, assim como um Alfa pode ter lapsos de Beta. Muitas vezes o Alfa se torna um Beta ao longo de um relacionamento com uma mulher, e o oposto quase nunca acontece.

Por último, o que eu quero dizer aqui é que ser Alfa ou ser Beta nada mais é do que uma questão de atitude. Se o mais Beta dos Beta’s tiver uma epifania e da noite pro dia começar a ter atitudes Alfa ele será Alfa. Repito: ser Alfa é apenas uma questão de atitude.

O que é o homem Alfa

Em poucas palavras, um Alfa é o homem que todos homens sonham em se tornar. As duas maiores características dele são sua confiança e sua assertividade. O sex appeal de um alfa reside nelas.

O Alfa é confiante porque sabe de seu valor. E ele sabe de seu valor porque ele é assertivo com suas opiniões. Ele tem limites bem estabelecidos e não deixa que ninguém os ultrapasse. Se os limites forem ultrapassados há punição.

A punição só ocorre, mais uma vez, porque ele é confiante. Um homem inseguro não conseguiria punir sua namorada por medo de perdê-la. Um Alfa não se importaria em perder uma mulher que cruza seus limites deliberadamente, então ele a pune.

Mas essa punição nunca é física. A punição acontece de diversas formas: cortar o contato por um período de tempo, dar uma bronca, terminar o namoro, etc. Nunca, em hipótese alguma, o Alfa recorre a violência física a menos que seja para se defender de uma violência contra ele. E isso na relação com ambos os sexos: um alfa não perde seu temperamento.

Essa característica é chamada de assumir seu papel. O papel de um homem Alfa em um relacionamento é o de ser o líder do mesmo. E um líder tem que seguir uma série de convenções que o coloquem no papel de líder, do contrário a mulher vai assumir a direção do relacionamento. E o papel de um Alfa em um relacionamento também é o de não perder seu temperamento, de manter-se estóico diante de adversidades.

Um Alfa age de maneira racional e calma, qualquer atitude fora disso está distante do seu caráter. Como exemplo, imagine dois ambientes de trabalho. Em um, o chefe é um homem calmo e sereno. Suas atitudes são racionais e sempre que alguém pisa na bola ele o pune da maneira mais justa possível. Ele é capaz de manter sua atitude serena nas mais adversas situações e aceita críticas de forma racional. Este é o exemplo prático de alguém que ao manter firme seu papel de chefe recebe o respeito de todos seus subordinados. Podemos dizer que ele é um Alfa no ambiente de trabalho.

Agora imagine um ambiente de trabalho em que o chefe é explosivo e perde a calma a toda hora. Ele ofende os subordinados e sempre responde de forma emotiva. Nunca ninguém o critica por medo de sua reação desproporcional, mesmo que vejam que ele esteja fazendo alguma merda muito grande. Na verdade, todos querem ver ele se ferrando porque, lá no fundo, ninguém gosta dele. De fato, ninguém gosta de alguém que tem um caráter tão fraco assim. Ele não é capaz de assumir seu papel de chefe justamente por não ter um caráter forte. Podemos dizer que este é um Beta no ambiente de trabalho.

O papel, na realidade é a soma de uma série de características impostas por uma convenção (biológica, social, ou histórica). No exemplo que eu dei, o homem que assume o papel de chefe tem que ter uma série de características pré-definidas de um bom chefe. Se ele não tiver essas características, dificilmente conseguirá direcionar seus subordinados de forma clara. Ele continuará sendo um chefe apenas pela questão hierárquica, por imposição da empresa, e não porque os empregados respeitam sua direção.

Sobre a estratégia sexual, o homem Alfa indiscutivelmente é o que mais atrai mulheres. Ele sabe de seu valor, ele tem seus objetivos pessoais e ele assume seu papel de homem.

Ao saber seu valor ele não se deixa ser desrespeitado por nenhuma mulher. Qualquer mulher que o trate com desrespeito repetidamente é cortada de sua vida. O comportamento padrão de qualquer Alfa quando desrespeitado segue uma sequência mais ou menos padrão. Se for um desrespeito médio, ele deixa claro que este tipo de comportamento não é aceito por ele e que não quer que aquilo se repita. Se o comportamento se repetir, ele escolhe entre dar um ultimato (“repita isso e eu termino com você na hora”) ou então ele corta a relação. Se for um desrespeito muito grande o costumeiro é cortar a relação sem dar uma segunda chance (como no caso de uma traição, por exemplo).

Ao ter seus objetivos pessoais, que nada tem a ver com as mulheres em sua vida, ele também é um desafio a ser vencido. Nós vivemos em um mundo tão feminilizado, tão bestializado, que hoje o maior objetivo da grande maioria dos homens é ter uma mulher que a ame ao seu lado. E esses homens fazem de tudo para mantê-la junto de si, se sacrificando e dando a maior parte da atenção de suas vidas para elas. Quando um Alfa mostra que a vida dele tem um objetivo traçado e que se uma mulher quiser participar de um pedaço disso ela tem que se mostrar importante para seu caminho, ela percebe que isso é algo que ela nunca viu na vida e se sente desafiada. A partir do momento que ela aceitou o papel secundário dela dentro da vida do Alfa, a vida dele fica muito mais fácil e com menos dramas.

Ao assumir o seu papel de homem na relação, ele apenas está fazendo jus à programação biológica (na maior parte) e social (na menor parte). É esperado de um homem que ele dê a direção ao relacionamento; que as mais diversas decisões dentro da dinâmica do relacionamento, mesmo que discutidas em conjunto, tenham dele a palavra final; que ele conduza a vida sexual; que ele imponha os limites da relação; que ele mostre o tipo de homem ele é para que ela saiba que tipo de garota ela deve ser.

Essa questão de “assumir o papel” é muito mais profunda do que o parágrafo anterior mostrou. Mas o aprofundamento desse conceito vai ter que ficar pra um próximo artigo porque este se alongou muito mais do que eu esperava.

Infelizmente tive que deixar muita coisa de lado neste texto. Talvez no futuro eu faça um novo texto apenas sobre o que é ser Alfa, mas por enquanto não será possível.

No próximo artigo falarei sobre o que é o homem Beta. Nele, também darei exemplos das diferenças em que um homem Alfa e um Beta lidam com situações rotineiras de um relacionamento.

  • Pingback: O que é o homem Beta | Novo Homem()

  • Anderson

    Olhe só esse homem Alfa: https://www.youtube.com/watch?v=gGyKg2fWehU
    Veja como ele se porta diante dos jurados nesse programa. Como ele os domina e mesmo sendo um cantor razoavél, digo, sem uma voz tão exepcional assim, ganha o “botão dourado” de uma das juradas. Detalhe que era diz paar ele: “Eu gosto do jeito que você fala”, validando o jeito de se portar desse macho alfa.

    • Denis Carvalho (admin)

      Ótimo vídeo, Anderson. Obrigado.

    • Douglas Scherner Gonzatti

      kde o link do video foi removido, tem outro?