Skip to main content

Um manual para se tornar um homem melhor – Arnold Schwarzenegger: A Inacreditável História da Minha Vida

Eu sempre fui um grande fã do Arnold Schwarzenegger.

Desde pequeno eu via os seus filmes e via neles modelos a serem seguidos: homens fortes, independentes e auto-suficientes. Não lembro de nenhum papel em que ele dependesse de outras pessoas para ser completo.

Ao crescer, percebi que ele não estava apenas atuando. Na vida real ele também é assim.

Recentemente li a sua biografia “Arnold Schwarzenegger: A inacreditável história da minha vida” e senti que deveria fazer uma resenha desse livro.

Arnold possui todas as características da essência do que eu defino como a essência de um homem de verdade.

Desde sempre Arnold teve uma missão. Ele definia seus objetivos e ia atrás deles com a fúria de um homem de verdade.

E é isso que um homem de verdade faz: ele não descansa enquanto não consegue o que quer. Ele tenta, erra, tenta de novo, falha, cai, levanta, apanha, bate, cai de novo, levanta de novo.

Eu não vou contar aqui a história do Arnold, porque, porra, se você quiser saber você vai ler o livro. O que eu vou contar aqui é como a mentalidade dele pode te auxiliar no caminho para se tornar um homem de verdade.

Uma convicção que mudou o mundo

arnold-schwarzenegger a inacreditavel historia de minha vida livro

O que mais me chamou a atenção em toda a biografia do Arnold foi a forma como ele se motivava para atingir seus objetivos.

Ele basicamente concebia em sua mente um objetivo que se alinhava ao seu caráter, definia se aquilo era realmente o que ele queria e então se visualizava naquela posição.

Quando ele morava no interior da Áustria e decidiu que queria se mudar para os Estados Unidos, ele se imaginava que estava em meio às maiores cidades do país mais rico do mundo.

Ao criar o objetivo de ser o maior fisiculturista do mundo, ele se imaginava em cima do palco, em frente à milhares de pessoas, agradecendo e levantando o troféu.

A partir do momento que ele quis virar ator, ele começou a se imaginar como sendo o maior ator de ação do mundo.

Eu achei muito curiosa a exatidão das suas metas nessa época de ator: em um momento ele tinha o objetivo de ganhar 1 milhão de dólares por filme. Quando ele atingiu isso, ele definiu outra meta que era a de receber 2 milhões de dólares por filme. E assim por diante.

Cada pessoa se motiva de um jeito diferente e é importantíssimo descobrir qual é a forma mais eficiente de se motivar.

E eu acredito que a visualização é uma das mais poderosas ferramentas de motivação que existe.

Em seu famoso livro “Psycho Cybernetics”, Maxwell Maltz demonstra cientificamente como a visualização é o instrumento mais perfeito já concebido para um ser humano atingir seus objetivos.

O livro do Maltz, que foi terrivelmente traduzido para o português como “Liberte sua Personalidade”, é um manual de como o cérebro funciona.

Eu duvido muito que o Arnold tenha lido esse livro, mas ele com certeza estava usando as ferramentas descritas por Maltz mesmo sem saber.

É engraçado que em momento algum o Arnold explicou como definia e nem os motivos da existência dos seus objetivos de vida. Ele só explica como atingir os objetivos.

E eu gostei muito dele não ter explicado os motivos das existências de suas metas com nada mais além de “Então eu decidi ser o maior fisiculturista do mundo. Visualizei, fui lá e fiz.

Ou então “Então eu decidi ser o maior ator de filmes de ação do mundo. Visualizei, fui lá e fiz.

Porque definir a sua missão pessoal é algo privado e interior a cada homem desse planeta. 

Arnold não precisou explicar suas motivações porque ele demonstrou com ações o que ele queria trazer para o mundo.

Com o fisiculturismo, com os seus filmes e com o seu cargo de governador de um dos estados mais importantes dos Estados Unidos, a Califórnia, ele foi capaz de mudar um pedaço do mundo.

Sua visão e sua convicção fizeram do planeta um lugar um pouquinho melhor para se viver. Seja por dar alegria e entretenimento, seja por defender causas extremamente importantes como político.

Não importam os motivos e nem como se define uma missão de vida.

O que importa é que essa missão seja verdadeira para a pessoa que a sustenta.

E que essa convicção mude o mundo para melhor, assim como Arnold mudou.

Uma cartilha para o sucesso

sucesso com arnold schwarzenegger

Ao final do livro, o Arnold escreveu uma poderosa cartilha com os seus conselhos de vida.

Nela, há um apanhado geral de como ele chegou até onde chegou.

Em todo seu livro ele fala muito da importância de fazer exercícios físicos e de como isso o ajudou a se manter constante com todos os seus outro objetivos.

Um cara que viveu boa parte da sua vida levantando e abaixando pesos centenas de vezes por dia para alcançar um corpo perfeito sabe do que está falando quando o assunto é motivação.

Gosto muito quando ele fala sobre a importância da repetição de nossas atitudes. De como não devemos nos abalar com o tédio de repetir todos os dias as mesmas coisas.

Quem quiser atingir a excelência em qualquer área da vida vai ter que aprender a lidar com o tédio.

Afinal, repetir milhares de vezes a mesma coisa até atingir a quase perfeição é pra poucos. Um Messi da vida deve ter errado mais chutes a gol do que qualquer outro atacante do mundo. E é exatamente por isso que ele é o maior atacante do mundo.

Essa cartilha é muito inspiradora.

Eu não vou conseguir passar metade da força que o Arnold consegue passar com suas palavras. Afinal, ele é um homem que viveu aquelas palavras.

Ele é um homem que construiu uma vida de sucesso usando essas palavras.

Conforme eu ia lendo a cartilha e ia sendo alimentado com essa motivação que transpirava de suas palavras, eu ficava pensando “Porra, como é que eu vou conseguir passar toda essa força pros leitores do Novo Homem?”

A verdade é que eu não vou conseguir chegar aos pés do que ele escreveu.

Toda a sua vida, toda sua história, todas as emoções, todo o tédio, todos os sucessos e fracassos, estão ali naquelas páginas.

Pode ser que a minha emoção seja guiada pelo meu apreço ao Arnold, mas o fato é que eu me motivo muito ao ler seu livro.

Onde comprar o livro do Arnold

arnold-schwarzenegger-segurando livro

Nem preciso dizer que recomendo pra caralho o livro do Arnold.

E se você se interessou pela “Inacreditável História de Minha Vida” de Arnold Schwarzenegger, e eu espero que você tenha se interessado, existem vários sites para comprá-lo:

Saraiva

Livraria Cultura

Submarino

Americanas

E se você achou interessante a ideia da visualização concebida pelo Maxwell Maltz, aqui vão os links para comprar este que é um dos melhores livros sobre motivação e hábito que já li na vida, o “Liberte sua Personalidade“:

Saraiva

Livraria Cultura

Submarino

 

Para mais resenhas sobre livros, clique aqui.

 

COMPARTILHE ESTE MANUAL DE MOTIVAÇÃO MASCULINA COM OS SEUS AMIGOS:

11 comentários em “Um manual para se tornar um homem melhor – Arnold Schwarzenegger: A Inacreditável História da Minha Vida

    1. Não posso deixar de responder voce , quem é o atual melhor jogador do mundo ? , quem é que tem 5 bolas de ouro ? Ate o pele tira o chapeu pro messi, larga de ser fanboy.

  1. hahahha concordo com o joão! team cristiano ronaldo aqui

    no mais, ótimo texto, como sempre! já fiz o meu pedido do livro aqui, estava precisando mesmo de uma história motivacional para me inspirar

    obrigado

  2. Já li esse livro e esse artigo me motivou a ler de novo. É um ótimo livro.

  3. Para mim, os melhores textos do novo Homem e quando trata de assuntos voltados para nos tornar melhores Homens! Obrigado pela indicação.

  4. Eu estou acompanhando seu site faz alguns dias, confrade, parabéns por seu trabalho.

Comentários fechados.

GRÁTIS! Curso - Como levar uma garota do Tinder pra cama
x