Você sente aquele sono depois do almoço, ou então sente que não tem muita energia ao acordar, e até mesmo não tem muita disposição pra fazer exercícios físicos (e também tá com menos libido pra transar com a sua namorada ou esposa)?

Então preste muita atenção, porque você PODE estar sofrendo com baixos níveis de testosterona!

Uma das coisas que você DEVE testar é comer super alimentos que aumentam a testosterona e ver se os seus níveis de energia, sua disposição e sua libido voltam ao normal!

Mas antes de mostrar quais são esses super alimentos, um alerta: se você acha que você tem problemas reais, então consulte um médico! Nunca faça nada relacionado à sua saúde sem antes consultar um profissional qualificado! Não estamos oferecendo nenhum conselho médico, apenas damos dicas de alimentos que pesquisamos na literatura científica!

Dito isso, saiba que a testosterona é um hormônio, que é produzido pelo próprio corpo, e por isso é tão importante que o seu corpo esteja 100% saudável e que tenha o combustível certo e em quantidade suficiente para ser produzido.

A testosterona pode influenciar em todas essas funções do seu corpo:

  • Grossura da voz
  • Libido
  • Ereção
  • Desenvolvimento, tônus e força muscular
  • Memória
  • Metabolismo do açúcar e gordura
  • Humor
  • Espermatozoides e, portanto, reprodução
  • Ossos
  • Crescimento dos tecidos em geral

E você sabe qual é o combustível principal pra produção da testosterona? GORDURAS! Sim, gorduras! Apesar de parecer estranho, é o colesterol que dá início à formação da testosterona, juntamente de minerais, vitaminas e aminoácidos. Mas atenção: existem gorduras boas e gorduras ruins, por isso não vá se entupir de fast food.

Pra que você não cometa erros, eu fiz uma pesquisa em vários artigos científicos e descobri os seguintes alimentos que aumentam a testosterona:

1. Gordura BOA!

salmão grelhado gostoso

Um dos grandes equívocos das pessoas é o de pensar que toda gordura é ruim: isso é mentira e já foi provado em inúmeros estudos que existem sim gorduras boas. Mas não se preocupe se você pensa assim pois mentiram para nós por muito tempo sobre isso! Existem alimentos com gorduras ótimas para o corpo, como o azeite de oliva, o peixe (que tem a gordura do Ômega 3), o óleo de argan, a gordura do abacate, gorduras de castanhas, etc. Em um estudo feio em 2013, um grupo de homens ingeriu azeite durante 3 semanas, enquanto outro grupo similar ingeriu o famoso óleo de argan. Sabe qual foi o resultado? O estudo mostrou um aumento de quase 20% de testosterona nos homens que ingeriram o óleo de argan e também um aumento de um pouco mais de 17% nos homens que consumiram o azeite de oliva. Já em outro estudo com óleo de peixe (ômega 3) e CLA (ácido linoleico conjugado), também houve aumento na produção de testosterona.

2. Alho

Em um estudo feito com camundongos foi descoberto que depois de 45 dias ingerindo alho em pó, pode acontecer um aumento na concentração da testosterona nos testículos dos animais. E é nos testículos que é produzido o hormônio da testosterona. Ou seja… talvez seja uma boa ideia usar o alho como um alimento que aumenta a testosterona!

3. Pimenta

Foi feito um estudo que comparou dois grupos: um grupo que comia mais pimenta e outro grupo que não gostava de pimentas. Foi observado, em um grupo de 114 homens com idades entre 18 e 44 anos, que aqueles homens que tinham o hábito de ingerir alimentos mais apimentados do que a média também tinham níveis maiores de testosterona do que os outros homens estudados.

4. Minerais

 

alimentos naturais vitaminas minerais

Já foi demonstrado que a deficiência em certos minerais podem ter relações positivas e negativas em relação à produção de testosterona. Os minerais como zinco, ferro, molibdênio, magnésio, podem ser benéficos. Por outro lado existem minerais que podem auxiliar a manter a testosterona baixa, de acordo com certos estudos, como o manganês, o cromo e o cádmio.

5. Vitamina D

Uma pesquisa publicada em março de 2017 demonstrou que a Vitamina D pode aumentar a produção de testosterona em homens que têm a deficiência nessa vitamina, além de melhorar a síndrome metabólica e a disfunção erétil. Você consegue consumir Vitamina D no salmão, no atum, na sardinha… e também quando você toma sol!

6. Proteína e whey protein

Foi feito um grande estudo com homens da terceira idade, entre 57 e 72 anos, e foi mostrado que houve um aumento na produção de testosterona sanguínea. Foi feita uma análise antes e depois de ter sido feitos exercícios de resistência (ou seja, exercícios de academia!), e a diferença foi constatada comparando com um grupo placebo.

7. Romã

fruta romã brasileira

Você sabe o que é romã? Eu também não sabia! Mas depois que eu vi um estudo que mostrou que ela pode aumentar o hormônio masculino eu decidi ir atrás! Um estudo foi feito com grupos de homens e mulheres, analisando a testosterona na saliva deles, depois de passarem duas semanas tomando suco de romã puro. Foi constatado um aumento médio de 24% na concentração de testosterona dos analisados. Sem contar que os pacientes também tiveram uma melhora no humor e ainda reduziu a ansiedade e a pressão arterial. Já o outro grupo que tomou um suco vermelho qualquer (placebo) não viu aumento na testosterona.

8. Boro

Verduras, frutas, castanhas e legumes… o boro está presente em muitos desses alimentos. Já percebeu que pra ter uma vida saudável você precisa ingerir alimentos saudáveis também? O boro é um desses minerais que podem fazer diminuir muito a sua produção de testosterona se você tiver deficiência dele, mas não é só por esse hormônio que você deve ingerir esses alimentos, você também deveria se alimentar bem por todas as outras vitaminas e minerais que também estão presentes neles!

9. Cafeína

Agora uma notícia boa (e gostosa): foi mostrado que o consumo de cafeína pode influenciar no aumento da produção de testosterona. Foi feito um estudo em que um grupo de pessoas não consumia cafeína, e depois consumia 200mg, 400mg e 800mg de cafeína… Então colocaram esses participantes pra fazer exercício físico de resistência durante uma hora, enquanto era medido o nível de testosterona da saliva a cada 15 minutos. Descobriu-se que houve um aumento da testosterona entre 15% e 21% durante esse experimento.

Resumindo… quais alimentos que aumentam a testosterona que você deve ingerir?

Manter um bom nível de testosterona e ser um homem masculino é bastante simples: você só precisa se alimentar bem, dormir bem, fazer exercícios e cuidar da sua alimentação.

Ou seja: é só viver uma vida saudável, que o seu corpo vai se reajustar e se transformar em uma máquina!

Isso vai ter um reflexo ENORME em todas as esferas da sua vida.

Você vai ter mais energia e mais motivação pra atingir seus objetivos, vai lidar melhor com o stress, vai ter mais libido e mais tesão, vai ter melhores ereções, vai se tornar mais focado, vai ter mais saúde e mais disposição, as mulheres vão se interessar MUITO mais por você…

Então por que não cuidar do seu corpo AGORA?

Dê uma olhada na lista acima e veja o que está faltando na sua dieta.. então passe a comer isso tudo!

 

Referências científicas (confira os estudos diretamente na fonte):

1. Naghii MR, Samman S. The role of boron in nutrition and metabolism. Prog Food Nutr Sci. 1993 Oct-Dec;17(4):331-49.

2. Derouiche A, Jafri A, Driouch I, El Khasmi M, Adlouni A, Benajiba N, Bamou Y, Saile R, Benouhoud M. Effect of argan and olive oil consumption on the hormonal profile of androgens among healthy adult Moroccan men. Nat Prod Commun. 2013 Jan;8(1):51-3.

3. Endocrine Abstracts (2012) 28 P313

4. Macaluso F, Barone R, Catanese P, Carini F, Rizzuto L, Farina F, Di Felice V. Do fat supplements increase physical performance? Nutrients. 2013 Feb7;5(2):509-24.

5. Bègue L, Bricout V, Boudesseul J, Shankland R, Duke AA. Some like it hot: testosterone predicts laboratory eating behavior of spicy food. Physiol Behav. 2015 Feb;139:375-7.

6. Beaven CM, Hopkins WG, Hansen KT, Wood MR, Cronin JB, Lowe TE. Dose effect of caffeine on testosterone and cortisol responses to resistance exercise. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2008 Apr;18(2):131-41.

7. Hulmi JJ, Ahtiainen JP, Selänne H, Volek JS, Häkkinen K, Kovanen V, Mero AA. Androgen receptors and testosterone in men–effects of protein ingestion, resistance exercise and fiber type. J Steroid Biochem Mol Biol. 2008 May;110(1-2):130-7.

8. Oi Y, Imafuku M, Shishido C, Kominato Y, Nishimura S, Iwai K. Garlic supplementation increases testicular testosterone and decreases plasma corticosterone in rats fed a high protein diet. J Nutr. 2001 Aug;131(8):2150-6.

9. Rotter I, Kosik-Bogacka DI, Dolegowska B, Safranow K, Kuczynska M, Laszczynska M. Analysis of the relationship between the blood concentration of several metals, macro- and micronutrients and endocrine disorders associated with male aging. Environ Geochem Health. 2016 Jun;38(3):749-61.

10. Canguven O, Talib RA, El Ansari W, Yassin DJ, Al Naimi A. Vitamin D treatment improves levels of sexual hormones, metabolic parameters and erectile function in middle-aged vitamin D deficient men. Aging Male. 2017 Mar;20(1):9-16.

Sumário
7 SUPER alimentos que aumentam a testosterona 【TESTADO】
Nome do Artigo
7 SUPER alimentos que aumentam a testosterona 【TESTADO】
Descrição
Descubra quais são os 7 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A TESTOSTERONA se você está sofrendo de ereção fraca, libido inexistente, fraqueza, falta de energia e indisposição!
Autor
Nome do autor
NovoHomem.com
Logotipo do site