O que é andropausa? Entenda como a testosterona influencia sua vida

Uma coisa que assusta muitos homens é o de perder a sua masculinidade e de perder a sua força de ser homem… e por isso tantos homens tem medo da andropausa.

A andropausa, resumidamente, é quando um homem passa a ter cada vez menos vontade de fazer sexo e de ter qualquer atividade sexual.

Muitas vezes essa depressão acontece por uma junção de diversos fatores que contribuem para que a condição exista: pensamentos negativos, alimentação ruim, falta de exercícios, baixo nível de testosterona no sangue.

E ao mesmo tempo que o problema da testosterona é relativamente fácil de resolver quando você tem a informação correta, são poucos os homens que sabem da influência que ela tem nas nossas vidas.

A influência da testosterona é extremamente poderosa nas nossas vidas.

Por isso eu recomendo que você veja este vídeo que tá mudando a vida de centenas de homens pelo Brasil todo, onde o Dr. Azzini ensina como aumentar sua testosterona naturalmente.

Nesse artigo de hoje eu vou te mostrar, com dados científicos, a importância desse hormônio para você viver uma vida plena, saudável e feliz.

1. Baixa Testosterona Pode Te Deixar Depressivo

sombra de homem depressivo sentado no banco

Em um estudo australiano, fizeram testes de laboratório com quase 4000 homens e avaliaram eles em busca de sintomas de depressão.

Foi descoberto que os homens com depressão tinham quase 3x mais chances de terem testosterona baixa.

Em outro estudo com quase 1000 homens, foi verificado um enorme impacto positivo no tratamento do humor com testosterona em sujeitos que tinham pouco hormônio no sangue.

Resultados parecidos foram encontrados em um estudo japonês que verificou que 63% dos homens tiveram seus sintomas depressivos aliviados em 6 meses de tratamento com testosterona.

Se você tem depressão, existe uma possibilidade de que um baixo nível de testosterona seja uma causa que contribua para essa condição.

É claro que você tem que investigar isso.

Se você sofre com essa condição, vá num psicólogo, vá num psiquiatra e trate da parte emocional da coisa.

Mas não se esqueça de fazer um exame de sangue e tratar da parte física também.

2. Testosterona Aumenta Sua Dominância

lobo com olhar dominante

Homens com alta testosterona tem mais chances de apresentar um comportamento dominante que gere um maior status sobre os outros.

Agora, por mais que esse comportamento possa ser expressado de forma agressiva, isso não significa que essa seja a única forma de expressão.

Em um estudo com garotos, de idade de 6 a 13 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que eram percebidos como dominantes pelos seus colegas tinham um nível de testosterona maior do que aqueles que eram percebidos por serem menos socialmente dominantes.

Ainda mais: os pesquisadores perceberam que quem apresentava mais comportamento violento tinha menos testosterona no sangue.

Isso quando comparados com os garotos que não tinham nenhum histórico de violência.

Esses garotos com baixa testosterona e comportamento agressivo também tiravam notas piores e eram impopulares entre seus colegas.

Os pesquisadores concluíram que os níveis de testosterona podem ser mais bem relacionados ao sucesso social do que com violência física.

Por isso é importante aprender como aumentar a testosterona.

3. Testosterona Melhora Sua Cognição Mental

imagem de circuitos cerebrais

Homens com baixa testosterona e com problemas de memória perceberam uma melhora na performance do cérebro após 24 semanas de tratamento com testosterona.

O mesmo foi visto com homens saudáveis que, quando receberam testosterona, apresentaram um aumento significativo na performance de testes de fluência verbal.

Os exatos mecanismos de influência da testosterona no cérebro ainda não são totalmente conhecidos.

Mas pesquisadores tem uma certa teoria que ela tem um papel importante na prevenção do enfraquecimento dos tecidos cerebrais.

Isso poderia explicar porque um baixo nível de testosterona é diretamente relacionado com o aumento da chance de desenvolver a doença de Alzheimer.

4. Testosterona Mantém Seus Ossos Fortes

Mais de 100 homens de 65 anos receberam aleatoriamente um adesivo de testosterona e um adesivo de placebo durante 36 meses.

E a densidade mineral dos seus ossos foram medidas antes e durante o tratamento.

No final desses 36 meses, os homens que antes do tratamento tinham baixos níveis de testosterona, tiveram um aumento significativo na densidade óssea dos ossos da lombar.

Outra pesquisa mostrou que baixa testosterona está associada de forma independente com o risco de fratura de osteoporose em homens idosos.

4. Testosterona Estimula Seu Senso de Competição

dois leões brigando

É a natureza do homem em ser competitivo.

E pesquisas agora estão começando a mostrar que, de fato, a testosterona estimula essa motivação.

Antes e depois de uma competição “mano a mano”, foram feitos testes de testosterona em 64 homens.

Após a primeira rodada de competição, deram a escolha para esses homens competir de novo ou não.

E foi descoberto que o nível de testosterona no sangue era um fator que podia prever a decisão de competir novamente ou não.

Os homens que perderam a competição, mas que tinham um nível alto de testosterona no sangue, queriam competir de novo.

Já os homens que perderam, mas que tinham um baixo nível, não queriam competir mais uma vez, ou seja, é isso o que é testosterona na prática.

Resultados parecidos foram encontrados em competidores de tênis: os níveis de testosterona eram maiores nos homens que ganharam as partidas quando comparados com os homens que perderam as partidas.

6. Testosterona Te Torna Menos Medroso

criança segurando no rabo do tubarão

A sua relação com o risco é um dos maiores fatores que vão determinar se sua vida vai ser um sucesso ou não.

É claro que não se deve arriscar tudo o tempo todo, mas se você olhar para os homens que mais alcançaram grandezas, você vai perceber que eles todos se arriscaram muito mais do que os homens comuns.

“Se você não está disposto a arriscar o básico, terá que se contentar com o ordinário” Jim Rohn

E a aversão ao risco também parece estar intimamente ligada com o nível de testosterona no sangue.

Foi descoberto que trader que negociam na Bolsa de Valores costumam ter um lucro maior quando a testosterona no sangue deles também é maior do que o comum.

Pesquisadores descobriram que a alta vontade desses traders de arriscar resulta em maiores lucros.

Apostadores com alta testosterona no sangue também costumam se arriscar mais. E isso foi descoberto verdade tanto em homens quanto em mulheres.

Em outro estudo, foi descoberto que estudantes de MBA com alto índice de testosterona também tinham mais chances de escolher carreiras mais arriscadas.

8. Testosterona Faz Você Viver Uma Vida Mais Longa e Mais Viril

mel gibson masculo com a namorada jovem rosalind ross

Baixos níveis de testosterona estão independentemente associados com um maior risco de morte de qualquer causa.

Quase 800 homens, com idades maiores de 50 anos, foram avaliados durante 20 anos.

Durante esse tempo, 538 mortes ocorreram.

Os homens com menores níveis de testosterona tinham 40% mais chances de morrerem do que aqueles com altos níveis.

E essa relação se mostrou verdadeira mesmo depois de considerar fatores como idade, gordura corporal, estilo de vida, pressão sanguínea, diabetes e doença cardiovascular.

Além disso, baixos níveis de testosterona são os maiores causadores físicos de disfunção erétil.

A andropausa pode significar o fim da felicidade

andropausa e tristeza

A testosterona tem um papel chave na sua saúde em geral e no seu bem-estar.

Por isso eu recomendo que você veja este vídeo, feito por dois médicos renomados na área de saúde masculina.

Eu diria que é praticamente impossível viver uma vida plena sem estar em equilíbrio hormonal, ou com andropausa.

A testosterona não apenas te ajuda a manter uma massa muscular decente, como também faz com que sua mente funcione melhor, que sua libido esteja em alta, que seus ossos fiquem fortes e que você tenha mais tesão pela vida.

O objetivo principal desse artigo é te fazer entender que você precisa verificar como está o nível de testosterona no seu sangue.

Os exames de testosterona são baratos de fazer e você não precisa de receita para fazê-los: você só precisa achar um laboratório de confiança.

É claro que antes de fazer qualquer tipo de tratamento, ou de tentar avaliar se os seus resultados são bons ou ruins, você precisa consultar um médico. Não use nada do que você ler aqui como conselho médico, estou apenas citando fatos.

Aliás…

Todos esses estudos gigantes mostram claramente como você deve procurar um médico decente para avaliar seus hormônios.

Porque muitos deles não se preocupam com esse tipo de avaliação.

Então ao invés de apenas se preocupar com seu colesterol, seu açúcar no sangue… confira também se sua testosterona está em dia e se você não sofre de andropausa.

AJUDE AQUELE SEU AMIGO A FUGIR DA ANDROPAUSA, COMPARTILHE COM ELE: