Você é viciado em internet. Saiba como se livrar disso

Você é viciado em internet. Saiba como se livrar disso

Nós estamos vivendo um momento único na história. Nunca estivemos tão conectados quanto hoje.

Algumas estatísticas são bastante reveladores sobre nova forma de viver.

Praticamente 90% dos brasileiros entram na internet semanalmente, sendo que metade desses entra todos os dias. A média de uso do brasileiro é de 2 horas de acesso por dia.

O Facebook é o site mais acessado do mundo. Eu não consigo lembrar da última vez que passei um dia sem checar meu e-mail ou meu Facebook.

Eu não consigo lembrar da última vez que fiquei mais do que 8 horas sem acessar a internet.


Embora eu tente intencionalmente não entrar tanto assim em redes sociais, recentemente descobri que 37% do meu tempo na internet é gasto no Facebook e no Reddit – outra rede social muito famosa.

Isso quer dizer que eu gasto um terço do meu tempo livre vasculhando sobre a vida de outras pessoas.

Isso quer dizer que quando eu critico quem assiste programas de fofoca, compra revistas de celebridades ou assiste novelas, na verdade estou falando mal de mim mesmo.

Sempre que penso o quanto eu poderia estar melhor caso eu não desperdiçasse tanto tempo da minha vida – minha única vida – eu me sinto fraco.

São simplesmente infinitas as possibilidades de melhorias de mim mesmo que poderiam ter sido feitas, mas foram jogadas no lixo vendo o que as outras pessoas estavam fazendo.

E é por isso que eu resolvi mudar e eu vou te ajudar a mudar também.

(Atenção! Este artigo vai ser focado em como se livrar do vício da internet, em breve falarei sobre como se livrar de outros vícios)

1. Definir um objetivo

O primeiro passo para mudar sua vida é definir um objetivo pra mesma. Por que você quer ter mais tempo livre? Por que você quer parar de bisbilhotar a vida dos outros? Sem um objetivo traçado fica muito fácil voltar aos velhos hábitos. Mas se você der um motivo para sua mente focar nesse objetivo, tudo ficará mais claro.
Não se acanhe na hora de definir o objetivo. Não importa absolutamente nada O QUÊ você quer fazer: só importa se isso vai te fazer bem.
Não minta pra você mesmo, não tente encontrar um objetivo “moralmente superior”, foque apenas no seu desejo mais profundo. Não julgue o seu desejo, apenas siga-o.
Aqui tenho uma lista dos motivos mais visados para se livrar do vício da internet:
“Quero ter mais tempo para poder preparar uma comida saudável e emagrecer”.
“Quero passar mais tempo com meus filhos”.
“Quero focar nos meus estudos”.
“Me sinto mal de bisbilhotar na vida dos outros”.
“Quero ter mais vida social”
“Sempre me sinto inútil quando deixo de sair de casa pra ficar na internet”.
“Entrar na internet tem atrapalhado meu trabalho”.
“Quero aprender a ter auto-controle”.
A lista é variada e inclui diversos motivos. Pode ser moral, físico, espiritual, não importa. Descubra o que te vai fazer bem e foque apenas nisso.

2. Identificando o que você quer mudar

Agora você precisa identificar o que quer mudar. E para isso ser feito você tem que ter definido um objetivo no passo anterior.
No meu caso do Facebook, eu fiquei simplesmente chocado por passar tanto tempo assim entrando nele, considerando o fato de que eu não posto nada há mais de 3 meses e mal converso no chat.
Só consegui descobrir o estorvo que este site é pra minha vida quando descobri um programa chamado Rescue Time.
Esse programa calcula a quantidade de tempo que você passa em cada programa enquanto está mexendo no computador e dá uma nota pra produtividade de cada um.
O relatório de uso deste programa vai te mostrar o quanto produtivo foi seu dia, o quanto usou em sites de relacionamentos, a eficiência do seu uso do computador, etc.
É um programa maravilhoso que acabei descobrindo muito tarde.

3. Largando do vício

Esta parece ser a etapa mais difícil, mas se você seguiu os dois primeiros passos corretamente e realmente refletiu no seu objetivo, você não terá tanto problema assim.

A melhor maneira de se livrar de um vício é fazer com que o seu ambiente favoreça a sua mudança de comportamento. Mas como fazer isso?

No meu caso, eu queria diminuir o tempo de Facebook e Reddit por diversos motivos.

O que eu fiz? Instalei um programa que bloqueia o uso dos dois sites.

Agora eu só posso acessá-los por 10 minutos ao dia. Antigamente eu gastava mais de duas horas por dia nesses dois sites.

Hoje eu só gasto 10 minutos em cada um.

O programa que eu uso para limitar esse tempo chama-se Leech Block, mas existem inúmeras outras opções para você testar.

Agora, lembre-se do seu objetivo.

Você pode tomar outras atitudes que vão te obrigar a mudar de comportamento, como simplesmente desligar o cabo da conexão do seu computador e estudar.

Ou então você pode simplesmente sair de casa e fazer uma camimhada de 30 minutos.

No começo é complicado, mas com o tempo sua mente vai se habituar a fazer o que você realmente quer.

Como saber se estou me livrando do meu vício?

É muito simples: se você está tomando atitudes que te trazem pra mais perto do seu objetivo, você está no caminho correto.
Eu, por exemplo, se não tivesse limitado meu tempo de Facebook não teria escrito este artigo que você está lendo.
Neste momento, ao invés de escrever, estaria vendo a foto de alguma mulher que estou interessado ou então fuçando a página de alguém pra saber se ele realmente tá se dando bem na vida ou não.
Seguir esses três passos com afinco vão mudar sua vida.
Vai ser trabalhoso, às vezes entediante, mas toda mudança é difícil.
Mas lá na frente quando você olhar pra trás perceberá o quanto sua vida está melhor por uma decisão que você tomou neste instante.